Pular para o conteúdo principal

Chamados para ser discípulos!

      Está cada vez mais comum ligar a televisão, rádios e se deparar com um cristianismo sem Cruz e sem Cristo. Não se vê mais a proclamação de nossa responsabilidade no seguir Jesus. Cristo não é o centro de muitas mensagens expostas alguns púlpitos de ambientes que se dizem do evangelho (“evangélico”). Então, como esperar que Ele seja o centro da vida de muitas pessoas se não é isso que escutam? No lugar de Jesus Cristo estão os ouvintes como centro, (tem que ser algo que agrade os frequentadores daquele ambiente) em lugar da mensagem desafiadora e impactante que promove a revolução da consciência, o que se tem são palavras de auto ajuda promovendo “vitórias, milagres e bênçãos” (consequentemente, uma espiritualidade vazia, superficial que pode ser abalada por qualquer coisa).            
Quando se fala em vocação, logo pensam em pessoas específicas para anunciarem o Evangelho: pastores, missionários, diáconos... No entanto, todos nós somos vocacionados a ser discípulos de Cristo anunciando a Verdade do Reino com a vida, na vida para vida e também proclamando com palavras. Jesus fez o convite aos discípulos dizendo: “vinde após mim”, ou, “vinde em minha companhia”. Isto nos desafia a decidir imediatamente (eles, os discípulos, deixaram tudo e foram com Jesus), sacrificialmente (se entregaram deixando a vida de pescadores, no caso de Pedro, Tiago, André e João, eles deixaram as redes para serem pescadores de homens) e completamente (o convite é para ser vivido integralmente, e não apenas no ambiente eclesial, isto é, no ambiente religioso: igreja, paróquia, congregação...).
Todos nós enquanto discípulos, somos chamados para uma missão desafiadora no Reino, para o Reino, a fim de ser impactante no mundo (meio que vive) implantando o Reino do Amor aqui e agora, promovendo graça e misericórdia. Sendo Ele, Jesus Cristo, o Sumo Bem, seria contraditório segui-LO sem promover o bem. Afinal, Ele é a Boa Notícia para humanidade e ao mesmo tempo é portador das Boas Novas de Salvação. Ele é o próprio Deus que se fez carne - "Deus conosco" - e Deus é Amor! Sendo assim, devemos lutar, de modo que possamos viver o bem, para o bem de todos aqueles que necessitam.
Ser discípulo é aprender com os erros e ir se tornando cada vez mais humano. Assim entenderemos que ser discípulo implica: em ser capacitado por Cristo num esforço pessoal em ser Boa Nova, encarnando o Evangelho, refletindo a imagem dEle no mundo; na disposição de colocar as ambições e interesses seculares de lado (em segundo plano). No discipulado, atendemos o "vinde em minha companhia" ("vinde a mim") para imitar nosso Mestre na intenção de ser resposta do clamor de muitas pessoas nesta geração.
Portanto, saiamos da superficialidade do discurso e mergulhemos nas profundezas de Jesus Cristo através de um relacionamento sincero, fruto da decisão de segui-LO. Mas será que nós estamos sendo só religiosos consumidores do belo discurso em nome de Deus? Ou discípulos que tiveram suas consciências revolucionadas pelo Evangelho de Cristo? Religiosos só ouvem e diante dos desafios da existência o Evangelho não faz muito sentido para eles, mas os discípulos de Cristo deixam que o prazer e o doce sabor do Evangelho fluam em suas almas e transformem seu modo de viver. Que o Pai nos ajude a entender que somos todos vocacionados a anunciar as Boas Notícias do Reino com palavras, mas também com atos.



NEle, que nos desafia a ser discípulos que promovem o bem.

Daniel L. Gonçalves
Um discípulo no Caminho!
Venturosa-PE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Carta Diferente

Certo dia escrevi a seguinte carta: “ Estou inconformado com a vida, já não sinto alegria, nem prazer em viver. Penso sempre em você e gostaria de ter certeza do seu amor por mim, pois às vezes me sinto abandonado na solidão. Falo com você, mas você não me diz nada. O que houve? Há algo errado? Foi alguma coisa que eu fiz ou disse? Por favor, me diga, preciso muito saber, você me ama? Se ama me dê uma prova do seu amor por mim ”. Selei a carta e enviei. No dia seguinte já fiquei de prontidão aguardando ansiosamente o carteiro. Cada dia que se passava parecia que a ansiedade tomava conta de todo meu ser. Nestas minhas esperas diárias me indaguei: “ Até que ponto esse amor que sinto é verdadeiro? ”. O carteiro sempre entregava as cartas ao entardecer, quando o sol começava a se pôr. Os dias foram passando e sempre fazia a mesma pergunta ao carteiro: “Tem alguma carta pra mim hoje?”. Ele com um sorriso no rosto respondia: “ Deixa eu ver... não, não tem carta para você ”. Quant

Insight: Respeito.

Respeitar as diferenças vendo o que nos une, é um desafio entre cristãos dos nossos dias. Parece que o tempo todo colocamos nossa denominação (confissão de fé, sistema doutrinário, ordem de culto...) acima dos ensinos do próprio Jesus ("amai uns aos outros"). Não conseguimos ver aquilo que nos une como algo muito maior que as nossas diferenças.  Criar um ambiente harmonioso e acolhedor visando o bem comum é necessário para uma caminhada de comunhão na verticalidade e na hori zontalidade. Afinal, nossa união com o Eterno se expressa em nossa união com nosso semelhante (com gente - demonstramos que amamos ao Pai amando os nossos semelhantes). Amar os iguais e rejeitar os diferentes não é ensinamento do nosso Mestre. Todos somos especiais para o Pai! Ao mesmo tempo que somos diferentes, como uma peça de quebra cabeça, juntos nós expressamos a graça do Pai no encontro comunitário (o reunir-se como Igreja). Criticar os outros querendo transformar o outro em tudo aquilo que defe

ORAÇÃO: saber esperar.

" Mas o anjo lhe disse: Não tenha medo, Zacarias. SUA ORAÇÃO FOI OUVIDA ". (Lucas 1:13) Zacarias era sacerdote e sua esposa (Isabel) era descendente de Arão. O casal vivia sempre obedecendo a Deus, tinham a consciência tranquila diante dEle. Mas não tinham filhos, porque Isabel não engravidava e eles já eram idosos. Para cultura judaica daquela época, a ausência de filhos para um casal era tida como maldição divina, pois esses era a "herança do Senhor", dada aos que o amavam e seguiam (Sl 127:3). Não são poucas as vezes que durante a prática desta disciplina (oração), temos que passar por momentos como esses: o tempo de saber esperar. Diante do imediatismo vivido em nossos dias, as pessoas ambicionam respostas imediatas do Senhor. É bem verdade que Ele pode responder o mais breve possível, mas também Ele deixa o tempo passar a fim de nos preparar para saber recebê-las e desfrutá-las mais tarde. Afinal, Ele sabe a melhor hora para que a Sua bênção nos seja c